Atenção: a agenda da visita de Raquel Rolnik foi alterada. Veja a nova agenda abaixo:
18 de agosto – Quinta-Feira
Manhã:- 09h00min: Audiência com o Prefeito José Fortunati e demais secretários convidados.
-10h30min: Visita as famílias já removidas para o condomínio Nova Vila Dique.
-12:00: Visita as comunidades da Vila Dique.
-13h30min: Almoço na Ocupação 20 de novembro, que será também removida pelas obras da copa.
-14h30min: Gravação de entrevista no programa do Pedro Ernesto na TVCom.
-15h00min: Audiência com o Governador Tarso Genro, demais secretários convidados e integrantes do Comitê.
-16h30min: Visita ao Assentamento Urbano Utopia e Luta.
-17h00min: Coletiva de Imprensa no Quilombo das Artes, que fica na comunidade Utopia e Luta. Av. Borges de Medeiros, 719.
-18h00min: Visita ao gabinete da Presidenta da Câmara – Sofia Cavedon.
-18h30min: Participação em Seminário promovido pelo Comitê Popular da Copa em parceria com a CUTHAB e a CEDECONDH no Plenário Otavio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.
19 de agosto, Sexta-feira
Manhã:
-9:00h – Passagem pelas comunidades atingidas pela duplicação da Av. Moab. Caldas (Tronco) e PISA (Projeto Integrado Sócio Ambiental).
-12:00h – Almoço na casa de Nazaré, que fica na comunidade Nossa Senhora das Graças próximo ao arroio cavalhada, que será atingida pelo PISA.
Tarde:
- 15:00h – Visita ao Morro Santa Tereza e suas 6 vilas.
- 18:00h - Partida
A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, virá a Porto Alegre nos próximos dias 18 e 19 de Agosto. Rolnik vem à convite do Comitê Popular da Copa para visitar comunidades atingidas pelas obras da Copa do Mundo de 2014 na Capital, a fim de averiguar casos de desrespeito aos direitos humanos e de moradia adequada destas populações. A relatora também irá visitar autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para conversar sobre os impactos do evento na cidade e participará de um seminário sobre o tema na Câmara de Vereadores.
Raquel Rolnik tem acompanhado os impactos das obras da Copa nas cidades-sede no Brasil e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro . A relatora também visitou outros países que receberam os megaeventos, como a África do Sul, onde ocorreu a última Copa do Mundo. Em todos estes lugares, tem sido comum o desrespeito à moradia e aos direitos básicos da população, denúncias de exploração e de más condições de trabalho dos operários nas obras dos eventos e de superfaturamento, bem como a falta de fiscalização por parte do poder público.
Convidamos os colegas a acompanharem a visita da relatora a Porto Alegre. No dia 18, às 17h, Raquel Rolnik concederá uma entrevista coletiva no prédio Utopia e Luta (Avenida Borges de Medeiros, 719 – entrada subindo pela escadaria da Borges, centro de Porto Alegre) em que irá falar sobre suas impressões da visita à Capital gaúcha.
Quem é Raquel Rolnik
Urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada. Tem-se destacado nas denúncias e críticas aos impactos das obras da Copa do Mundo, principalmente em comunidades pobres das cidades-sede e nos caixas públicos.
Jornalista responsável: Katia Marko (DRT/RS 7969) - Fone: (51) 8191 7903
Nenhum comentário:
Postar um comentário