Dos dias 26 a 30 de Janeiro, integrantes dos Comitês Populares da Copa de todo o país e representante da ONG WITNESS, de Nova Iorque (EUA), estiveram reunidos em Porto Alegre para editar o vídeo-denúncia nacional sobre os impactos e os crimes cometidos contra os direitos humanos em nome da Copa do mundo. O vídeo é uma parceria da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (ANCOP) e da WITNESS, que já estava na Capital gaúcha realizando uma oficina de videoativismo junto com o comitê gaúcho.
A produção do vídeo nacional iniciou em abril de 2012, quando ocorreu a primeira oficina de videoativismo ministrada pela WITNESS a integrantes dos comitês populares da Copa, em Brasília. Na ocasião, os participantes já gravaram algumas entrevistas sobre o assunto. Também foi combinado que os representantes de cada comitê voltariam, para casa, com a tarefa de fazer mais imagens de violação dos direitos das populações atingidas pelo evento e entrevistas com as comunidades afetadas.
Veja mais fotos de toda a trabalheira:
O vídeo-denúncia ficou muito bom. Ele será apresentado pela ANCOP em Março, na reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra, para que a comunidade internacional pressione o governo brasileiro a tomar medidas emergenciais e definitivas sobre o assunto.
Em breve, os comitês farão o lançamento dele. Fique atento!